quarta-feira, 29 de julho de 2009

Observação

Sempre vi por ai para usar as ferramentas do design não apenas como uma ferramenta de criação de novos produtos, belos, cheio de funções, e tal. Mas também como observador que usa de seus conhecimentos para levar para a outras áreas da empresa a melhoria de seus processos.

Incrivelmente pouca gente se utiliza dessa extraordinária ferramenta de produção de inovação, que é a observação. Quando um usuário, perguntado sobre o que ele acha que pode melhorar naquele objeto que ele esta usando, ou a rotina da atividade que ele esta desempenhando, ou a um grupo de pessoas que esta desempenhando certa atividade, ou a rotina de um grupo de processos, ou de uma empresa inteira!!! Eles provavelmente não saberão responder. Quem esta incluso no roteiro, no cotidiano, se adequa rapidinho ao uso. Somos obrigados a fazer isso para que consigamos ser produtivos, ou mesmo consigamos usar o tal objeto.

Não é válido dizer que a inovação não pode nascer do usuário, ocorre muito. Mas no momento que ele fez essa descoberta, ele estava, com 100% de certeza, fazendo o papel do observador.

Entrevistas, pesquisas, são muito úteis e servem para levantar informações sobre algo que já existe, mas para melhorar algo, dificilmente é eficiente. Experiências são válidas, mas para só existirá reclamação para um produto já bastante usado. Ou mesmo, reclamações muito recentes podem ser barreiras que a gente cria para evitar o novo, ou algum preconceito com a marca, cor, forma, etc.

Caixa de sugestões (que na verdade deveria se chamar caixa de reclamação), por exemplo, quando você tiver uma reclamação lá, é porque alguém esta insatisfeito.. E o efeito remediador para a causa da reclamação virá depois que muitos clientes deixaram de aparecer devido a esse e/ou outros problemas.

O uso de ferramentas de design, como é a observação, são fundamentais para avaliação de qualquer coisa. Se existe um problema para ser resolvido, com observação e dedicação, ele será resolvido.

Eis aqui um ponto chave, "qual é o problema?" Se não sabemos qual é o problema, não saímos do lugar. Primeiro temos que enxergar o problema, e para isso devemos abusar da observação, pesquisas e analises.

FOCO NO PROBLEMA!!

Leitura recomendada: Tom Kelley, A arte da Inovação (IDEO). Se voce é designer e ainda não leu... esta perdendo tempo. http://www.submarino.com.br/produto/1/211650. Infelizmente o livro esta esgotado a mais de 3 anos, até agora ninguém se habilitou a republicar. Mas com certeza você poderá encontrá-lo em alguma boa biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário